Os 5 tipos de alimentos que nunca se deve comer são aqueles ricos em gorduras processadas, açúcar, sal, aditivos como corantes, conservantes e realçadores de sabor, porque são substâncias prejudiciais para o organismo e estão associadas ao aparecimento de doenças como diabetes, obesidade, hipertensão e câncer.
Esses alimentos pode ser substituídos por versões mais saudáveis, com preparações assadas ou grelhadas que contenham gorduras boas com azeite e óleo de coco, farinhas integrais e adoçantes naturais, como stévia e xilitol.
Confira a seguir os 5 alimentos que devem ser evitados e como substituí-los na dieta:
Alimentos que são preparados na forma de fritura acabam sendo muito ricos em calorias extras vindos da gordura, sendo desnecessários principalmente para quem deseja perder peso. Além disso, o consumo excessivo de óleos vegetais refinados pode prejudicar a saúde, como os óleos de soja, canola e milho, por exemplo.
Para substituir, pode-se utilizar preparações grelhadas ou assadas no forno ou em fritadeiras elétricas que não precisam de óleo para preparar o alimento. Assim, reduz-se bastante as calorias consumidas e o consumo de óleos.
Carnes processadas ou embutidas como salsicha, linguiça, presunto, peito de peru e mortadela são ricas em gorduras ruins, sal, conservantes e realçadores de sabor, que comprovadamente aumentam o risco de problemas como pressão alta e câncer de intestino, por exemplo.
Como alternativa, deve-se trocar os embutidos por carnes in natura ou congeladas, de todos os tipos, como vaca, porco, frango, carneiro e peixes. Além disso, também pode-se consumir ovos e queijos para incrementar lanches e preparações proteicas.
Comida pronta congelada, como lasanha, pizza e yakissoba, costumam ser ricas em sal e gorduras ruins, elementos que ajudam a conservar o alimento e dar mais sabor, mas que acabam causando problemas como retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.
A melhor alternativa é preparar suas próprias refeições em casa e congelá-las para utilizar durante a semana. É fácil de prático ter frango desfiado ou carne moída congelada em pequenas porções, por exemplo, sendo possível também congelar alimentos como pães, frutas e legumes.
Temperos de carne, galinha ou legumes em cubos e molhos como os de soja e inglês, são muito ricos em sódio, o composto do sal que causa aumento da pressão arterial. Além disso, muitos têm realçadores de sabor e conservantes que irritam o intestino e causam dependência no sabor.
Temperar os alimentos com ervas naturais e sal é a melhor alternativa, sendo fácil de usar essas ervas tanto in natura quanto na forma desidratada. Também é possível aproveitar o caldo do cozimento do frango ou de carnes preparados com as ervas naturais, e congelar o caldo em cubos de gelo.
Refrigerantes são bebidas ricas em açúcar, aditivos, conservantes e realçadores de sabor que aumentam o risco de problemas no intestino, inflamação, aumento do açúcar no sangue, obesidade e diabetes. Entenda porque
Como alternativa, pode-se utilizar água com gás, gelo e limão, ou misturar água com gás com sucos concentrados como o suco de uva integral. Os sucos naturais sem açúcar também são boas alternativas, mas as frutas frescas são sempre as melhores opções.