Todos nós sabemos o quanto o cigarro prejudica a saúde, não é?
Mas o que pouca gente conhece são os malefícios provocados ao organismo quando limpamos a casa.
Isso é mesmo surpreendente.
Mas, acredite, um estudo publicado recentemente no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine afirma que o uso regular de produtos de limpeza doméstica pode ser tão ruim quanto fumar um maço de cigarros por dia.
O que o estudo sugere é que a limpeza pode intoxicar o seu organismo.
Mas os culpados não são os esforços físicos que você precisa fazer, e sim os produtos de limpeza que você usa.
Pesquisadores da Universidade de Bergen e do Hospital Universitário Haukeland, na Noruega, acompanharam o que aconteceu em relação à saúde pulmonar de 6.235 pessoas que faziam parte da Pesquisa de Saúde Respiratória da Comunidade Europeia.
O controle foi feito baseado em duas medidas comuns de função pulmonar.
A primeira medida é o volume expiratório forçado no primeiro segundo (FEV1).
Imagine-se tentando apagar um bolo de aniversário com mil velas e depois medir a quantidade de ar que você pode soprar dos pulmões em um segundo.
A segunda medida é a capacidade vital forçada (FVC), que é a quantidade total de ar que você pode soprar para fora de seus pulmões depois de ter respirado o mais profundo possível.
Apesar de as duas medidas atingirem o pico entre 20 a 25 anos de idade e depois diminuir gradualmente com a idade, o estudo constatou que o FEV1 e a FVC diminuíram mais rapidamente (3,6 e 4,3 ml por ano mais rápido) para mulheres que limpavam regularmente a própria casa em comparação àquelas que não o fizeram.
Os declínios foram ainda mais rápidos (3,9 e 7,1 ml/ ano mais rápido) entre as mulheres que trabalhavam como faxineiras em comparação com aquelas que não trabalhavam como faxineiras e não limpavam regularmente a própria casa.