Todo mundo já teve um dia muito ruim no trabalho, mas existem pessoas que passam por isso todos os dias e realmente odeiam o que fazem. Esse estresse pode tomar conta e arruinar sua saúde de diversas maneiras.
O professor de comportamento organizacional Jeffrey Pfeffer escreveu um livro sobre isso, chamado “Dying For A Paycheck” (ou em tradução livre “morrendo pelo pagamento”). Sua pesquisa revelou que a má administração de empresas americanas é responsável por 8% dos custos anuais de saúde de funcionários, além de estar associada a 120 mil mortes todos os anos.
A melhor maneira de perceber se sua saúde está em risco é prestar atenção nos sinais que seu corpo emite e aqui estão 8 coisas que acontecem com nossa saúde quando odiamos nossos empregos.
1. Não conseguir dormir
A quantidade de preocupações faz com que nossa cabeça não pare de pensar nos problemas, nos impedindo de pegar no sono.
2. Dores de cabeça
Nossos músculos ficam tensos o tempo todo em um ambiente hostil. Essa tensão nos ombros, pescoço e cabeça está associada a enxaquecas e cefaleia de tensão, o tipo mais comum de dor de cabeça.
3. Dores musculares em geral
Trabalhar em um ambiente tóxico faz nosso cérebro inundar nosso sistema com adrenalina e outros hormônios do estresse. Se você está sempre com os ombros curvados e a mandíbula cerrada, é um sinal de que seu trabalho está afetando sua saúde.
4. Saúde mental prejudicada
Estar sob pressão e ter relações desagradáveis no ambiente corporativo pode causar problemas à saúde mental. Uma análise de 279 estudos feita em 2012, indicou que entre as queixas mais recorrentes de funcionários estavam comer demais e depressão.
Leia mais: 7 sinais de que o estresse pode estar prejudicando seus dentes
5. Ficar doente frequentemente
Pegar gripe a todo momento pode estar relacionado ao trabalho. Um estudo mostrou que estresse crônico pode comprometer o sistema imunológico, nos deixando mais suscetíveis a ficar doentes.
6. Perda de libido
Problemas no trabalho afetam o apetite sexual e prejudicam relacionamentos conjugais. Segundo a American Psychological Association, mulheres expostas ao estresse profissional têm seu desejo sexual reduzido. Já entre os homens, isso resulta em baixa produção de testosterona, o que também diminui a libido.
7. Sentir-se cansado o tempo todo
Isso é fadiga, um cansaço intenso que nenhum cochilo ou longas horas de sono no fim de semana parecem resolver. Isso porque nos sentimos sobrecarregados por trabalhar demais e trabalhamos demais por estarmos sobrecarregados.
8. Problemas de estômago
Indigestão, constipação e inchaço podem estar associados ao estresse, já que ele afeta nosso intestino e altera as bactérias intestinais, além de afetar o humor.