A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde de Palotina realizou nos dias 6 e 7 de maio o terceiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa). O relatório apresentou uma diminuição de focos do mosquito, encontrados pelos agentes de Endemias em relação ao levantamento anterior, o resultado geral ficou em 3,20%.
O índice apontou que os criadouros de larvas do mosquito Aedes Aegypti continuam sendo baldes, pote plásticos, pratos de plantas e bebedouros. “O combate ao mosquito da dengue continua sendo um dever de todos, por isso é importantíssimo que sejam eliminados os locais que possam acumular água evitando assim a proliferação do mosquito”, ressalta a coordenadora de Endemias, Terezinha Duarte.
A situação vem se tornando preocupante no município, pois nesta semana foram confirmados 31 casos da doença. “Mais uma vez, pedimos a nossa população para averiguar com frequência os quintais, calhas e locais abertos que acumule água, para evitarmos uma epidemia da doença em nossa cidade”, alerta Terezinha.
No levantamento, os Bairros que mais apresentaram índice foram Jardim Progresso (20%), Jardim Califórnia (20%), Parque Industrial (14,3%), Centro (8,6%), Por do Sol (7,2%) e Imigrantes (6,25%).
BOX:
Mapa da Dengue
Pontos vermelhos – Casos confirmados da doença
Pontos Amarelos – Casos suspeitos aguardando resultado
Pontos Verdes – Casos negativos de dengue