Qual a quantidade de xícaras de café que devemos beber para usufruir dos benefícios da bebida à saúde? É isso que você vai saber agora.
Você toma café regularmente?
Uma grande quantidade todos os dias?
Então, você é um apaixonado pela bebida e deve ficar de olho nesta matéria.
Todos nós sabemos que o café, se ingerido de maneira moderada, proporciona muitos benefícios para a saúde.
Ele melhora o funcionamento do fígado, deixa o cérebro mais ativo, estimula o metabolismo, reduz o risco de diabetes tipo 2 e diminui até o risco de Parkinson.
Mas beber seis ou mais xícaras de café por dia aumenta o risco de doença cardíaca em 22%, revelam cientistas australianos.
Vários estudos anteriores analisaram os potenciais benefícios do café para a saúde – mas poucas pesquisas se esforçaram para descobrir em que ponto os riscos de consumir a bebida com cafeína começam a compensar as recompensas.
Então é exatamente isso que o doutor Ang Zhou e a professora Elina Hyppönen, da University of South Australia, fizeram.
No primeiro estudo para testar os limites superiores do consumo de café seguro em relação à saúde cardiovascular, os pesquisadores examinaram o quanto de café 347.077 pessoas entre a idade de 37 e 73 anos consumiram.
Eles então compararam o total de café consumido ao risco de doença cardiovascular.
O que eles encontraram sugere que os riscos reais acontecem quando você toma a sexta xícara de café, ou mais que isso.
“Para manter um coração saudável e uma pressão arterial saudável, as pessoas devem limitar seus cafés a menos de seis xícaras por dia. Com base em nossos dados, seis foi o ponto de inflexão em que a cafeína começou a afetar negativamente o risco cardiovascular”, disse Hyppönen.
O excesso de café pode causar insônia, nervosismo, inquietação, dores de estômago, náuseas e vômitos, aumento da frequência cardíaca e respiratória e outros efeitos colaterais.
Consumir grandes quantidades de café também pode causar dor de cabeça, ansiedade, agitação, zumbido nos ouvidos e batimentos cardíacos irregulares.
E os benefícios do café para a saúde?
Já vimos que ele aumenta a energia, ajudando você a se concentrar, por exemplo.
Mas, além disso, o café é uma das melhores fontes de antioxidantes na dieta humana, ajudando a proteger o corpo dos danos causados pelos radicais livres.
E mais: um estudo realizado em 2011, em Harvard, descobriu que o consumo regular de café reduz o risco de uma pessoa desenvolver câncer de próstata.
“O consumo diário de três xícaras de café (cada xícara mede 150mL), cafeinadas ou descafeinadas, foi associado a um menor risco de mortalidade por todas as causas em comparação com nenhuma ingestão de café”, diz o doutor Zhou.
O café com cafeína também reduziu os riscos de doenças cardiovasculares e derrames, com os maiores benefícios sendo vistos naqueles que consomem entre três e cinco xícaras por dia.
“Embora sejam necessários mais estudos para identificar a melhor quantidade, em geral, consumir menos ou igual a 400 miligramas de cafeína por dia, ou cerca de três xícaras (de 150mL), é o que recomendamos”, diz Zahn.