Muita gente fala que chuchu é sem graça, mas há vários receitas que ficam muito gostosas com esse alimento. Ele pode ser usado em sopas e guisados, incrementando esses pratos. Ademais, o chuchu é fonte de muitos benefícios para a saúde.
Seu nome científico é Sechium edule, um vegetal da categoria dos frutos. Apesar de ser uma hortaliça, ou seja, poder ser cultivada na horta caseira, é considerada um fruto, tal como o tomate (devido ao fato de suas sementes estarem dentro).
O chuchu cresce muito bem praticamente em qualquer lugar, custa pouco e é muito versátil dado o seu sabor delicado (não sem graça). É um pecado que a gente continue desgostando deste alimento considerado "pobre" por muitos, pois, ao contrário, é um alimento muito rico, como veremos, e que inclusive pode protagonizar iguarias cujas receitas também veremos abaixo.
Uma grande vantagem do chuchu é ser um alimento de baixa caloria e rico em água. Para você ter uma ideia, uma xícara de chuchu cozido tem apenas 38 calorias de energia, além de não conter colesterol. Ou seja, para quem quer perder peso, usar chuchu na elaboração dos pratos é uma ótima alternativa.
* fibra dietética, que é bastante útil para controlar os níveis de açúcar no sangue e manter o coração saudável, diminuindo os níveis de colesterol ruim no sangue. Dá sensação de saciedade e ajuda no bom funcionamento do intestino.
* O fruto também tem vitaminas como as vitaminas A, C e do complexo B (folato, tiamina, riboflavina e piridoxina);
* antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres;
* é riquíssimo em minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio, zinco entre outros);
Com todas estas propriedades advindas de seus nutrientes, o chuchu traz inúmeros benefícios para a saúde. Vejamos para o quê o chuchu faz bem:
Por ser rico em minerais como cálcio, magnésio e fósforo, o chuchu ajuda a manter dentes e ossos fortes e saudáveis, prevenindo diversas doenças.
As vitaminas do complexo B são estimulantes do metabolismo, ajudam a combater a fadiga e a depressão, e o chuchu, como vimos acima, as contêm em quantidades.
Devido a sua quantidade de antioxidantes (flavonóides, polifenólicos, luteolina e apigenina) o chuchu ajuda a combater os radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células.
Chuchu contém zinco e Vitamina C que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a evitar doenças.
O chuchu contém folato fólico, vitaminas C, E e zinco, que contribuem para pele e cabelos bonitos e saudáveis. A vitamina C, por exemplo, combate os radicais livres e retarda o processo de envelhecimento da pele e cabelos, o zinco é eficaz no controle da produção da oleosidade da pele, protegendo-a contra a acne, a vitamina E nutre os cabelos e dá firmeza e elasticidade à pele.
Chuchu contém manganês que converte gorduras e proteínas em energia, sendo um verdadeiro estimulante contra a fadiga.
Os altos níveis de potássio do chuchu ajudam a equilibrar os efeitos do sódio no organismo, evitando a hipertensão.
O chuchu tem pouquíssimas calorias, não tem colesterol nem gorduras saturadas. Também é fonte de fibras dietéticas que dão a sensação de saciedade.
O chuchu tem boas quantidades de ferro e de vitamina B2, cujas deficiências no corpo estão associadas a casos de anemia. Esses nutrientes estimulam a produção de células vermelhas do sangue, aumentando os níveis de hemoglobina. Já a vitamina C, o zinco e o cobre ajudam na absorção de ferro pelo organismo.
O chuchu é um alimento de baixo índice glicêmico e rico em fibras alimentares, sendo ideal para quem sofre de diabetes. Além disso, as suas fibras retardam o processo de digestão e inibem a absorção de açúcares.
Os antioxidantes ajudam a prevenir os danos causados pelos radicais livres às células. O câncer é um aumento descontrolado de células e alimentos ricos em antioxidantes, como o chuchu, ajudam a impedir o estresse oxidativo e a mutação celular, podendo inibir o crescimento desordenado de células e ajudar na prevenção do crescimento e ou no desenvolvimento do câncer.
Das fibras que controlam o açúcar e o colesterol no sangue, ao potássio que reduz a pressão arterial, o chuchu pode ser considerado um alimento aliado à saúde do coração.
Chuchu contém ácido fólico, uma vitamina importantíssima para o bom desenvolvimento fetal muitas vezes recomendado como suplemento para mulheres gestantes. Portanto, chuchu para as grávidas!
Chuchu contém bastante água e é considerado diurético. Previne doenças e problemas renais.
As fibras do chuchu ajudam a ter um bom funcionamento do trânsito intestinal, sendo ótimas para pessoas que sofrem para ir ao banheiro.
Agora que você conhece tantos benefícios do chuchu, que tal começar a usá-lo nos seus pratos? Além de fazer bem para saúde, ele pode ficar bem gostoso em diferentes receitas com um custo bem baixo. Conheça 3 receitas interessantes para variar o cardápio:
Ingredientes:
* Chuchu
* Ervas aromáticas a gosto (pimenta-rosa, alho picado finamente, orégano, folhas de hortelã e de louro)
* Óleo vegetal (de milho ou de semente de girassol)
* Vinagre e sal
Modo de fazer:
* Use um chuchu por pessoa
* Descasque-os e corte-os em tiras médias. Coloque-os em uma tijela por duas horas com sal grosso por cima (isso ajuda a retirar o excesso de água do chuchu)
* Leve-os para ferver em água com um pouquinho de vinagre para que fiquem cozidos AL DENTE (não os deixe moles, controle o ponto de cozimento)
* Em um vidro esterilizado (fervido em água por alguns minutos) coloque as tiras de chuchu e encha o vidro com óleo, acrescente as ervas de sua preferência e use a conserva como quiser, em brusquetas ou como petisco.
O meu ficou assim:
Bom demais!
foto: depoisdostrinta
Ingredientes:
4 chuchus grandes
1 pitada de sal grosso, outra de sal fino e de pimenta-do-reino (opcional)
1 xícara (chá) de leite
2 ovos (gemas e claras separadas)
3 colheres (sopa cheia) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa cheia) de amido de milho
Modo de fazer:
* Descasque os chuchus, retire seus miolos e cozinhe-os em água com uma pitada de sal grosso
* Retire-os da água e amasse-os bem usando um garfo. Experimente o chuchu e coloque uma pitadinha a mais de sal na massa se achar que o chuchu ficou sem sal mas lembre-se que o queijo também contém sal. A este ponto, se gostar, coloque uma pitada de pimenta-do-reino a gosto
* Coloque os outros ingredientes e misture tudo muito bem ao chuchu (pode usar o liquidificador se preferir)
* Acrescente delicadamente as claras batidas em neve
* Coloque a massa em uma forma untada e leve-a ao forno pré-aquecido médio (180°) até gratinar (dourar).
O chef Adão no vídeo abaixo mostra essa receita de salada de chuchu crocante para você variar o teu chuchu saudável de cada dia. Uma delícia! Experimente e bom apetite!