O óleo de copaíba que é extraído da árvore de mesmo nome, a copaíba, tem revelado diversas propriedades benéficas e medicinais para o corpo humano. Hoje veremos tudo sobre o óleo de copaíba, seus benefícios e também para que serve. Listaremos seus incríveis benefícios para o corpo e sua evidente ação anti-inflamatória no organismo.
Quais são os benefícios do óleo de Copaíba?
O óleo de copaíba conta com ácido canrenoico e também cariofileno, que são as duas propriedades mais importantes nos seus benefícios para o corpo. Graças a estas duas propriedades, o óleo de copaíba é um poderoso anti-inflamatório natural e também antibiótico.
Para que serve o óleo de Copaíba?
Por ser um evidente e poderoso anti-inflamatório e antibiótico natural, o óleo de copaíba é indicado para o alívio de dores musculares, ativação da circulação, desintoxicação do organismo, antisséptico, expectorante, laxante e etc. Além disso, o óleo de copaíba também é muito indicado para tratamentos capilares e da epiderme.
De uma forma simples, o óleo de copaíba é indicado e serve para os seguintes casos:
Alívio e relaxamento de dores musculares
Ativação da circulação sanguínea
Anti-inflamatório para as mais variadas inflamações do corpo, aliviando inchaços por exemplo
Antibiótico natural poderoso
Tratamento rejuvenescedor da pele e cabelo
Laxante natural e também eficiente diurético
Combate a irritação da pele
Tratamento de artrite
Como fazer uso do óleo de copaíba
A administração do óleo de copaíba pode ser feita de forma segura se o mesmo for utilizado de forma externa sobre a pele ou mesmo cabelos. Como veremos adiante, é recomendado que sua ingestão seja feita apenas sob a orientação médica.
Com o óleo de copaíba em mãos, é possível aplicar de 2 a 3 gotas sobre o local onde deseja-se alcançar os benefícios desejados. Em casos de irritação na pele, é possível aplicar o óleo diretamente sobre a área afetada uma vez ao dia, durante uma semana.
Para o tratamento de fortalecimento e rejuvenescimento capilar, 3 a 4 gotas do óleo podem ser aplicadas diretamente sobre o cabelo, massageando o couro cabeludo por cerca de 5 minutos após o banho diariamente, por, pelo menos, duas semanas.
Dica:
Você pode adquirir cremes hidratantes ou mesmo sabonetes que possuam o óleo de copaíba em sua composição, desta forma a aplicação será muito mais fácil. No caso do sabonete, você poderá utilizá-lo diariamente no banho. As pessoas mais dadas ao artesanato podem inclusive fabricar os próprios sabonetes com óleos de copaíba, neste caso basta adicionar cerca de 10 a 15 gotas por sabonete.
Onde adquirir o óleo de copaíba
Ainda não é muito comum encontrar o óleo de copaíba em supermercados, embora alguns já ofereçam este produto em seus departamentos de higiene. O óleo de copaíba é facilmente encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais ou de manipulação. Em geral pode ser adquirido em um pequeno frasco ou mesmo grandes recipientes diluídos.
Contraindicações do óleo de copaíba
Em questões gerais, o óleo de copaíba deve ser administrado diretamente sobre a pele para tratar as mais diversas questões já indicadas. Há casos em que o óleo de copaíba deverá ser ingerido para que tenha efeitos mais evidentes no organismo. Neste caso, no entanto, é importante observar que a recomendação de um médico é importante, pois a ingestão deliberada e sem acompanhamento médico do óleo de copaíba pode ser perigosa, pois altas quantidades de óleo são tóxicas para o organismo.
Portanto, antes de iniciar qualquer tratamento com o óleo de copaíba é importante que um médico seja consultado e receite a ingestão do óleo caso julgue necessário.