(44)9 9983-8670

NO AR

vbombom.com.br

vbombom.com.br

Geral

A Simbologia e os Ensinamentos da Águia, um Exemplo de Transformação!

Publicada em 27/01/20 às 10:00h

por Green Me


Compartilhe
 

Link da Notícia:

A águia é uma admirável ave, com seu jeito majestoso e comportamento altivo, ela nos traz muitos significados e ensinamentos. E é isso o que será mostrado neste conteúdo, com as seguintes abordagens.


Desde milhares de anos atrás, a águia figura nas culturas e religiões dos povos antigos, tais como:

No Egito Antigo, a águia era símbolo da Eternidade e sua imagem aparecia em emblema real usado pelos faraós, como símbolo de poder.
Na Maçonaria é o símbolo de transcendência e força espiritual.
Para os hindus, foi a águia quem trouxe a bebida sacramental “Soma”, utilizada nos seus rituais e cerimônias religiosas.
Na mitologia escandinava está associada ao deus Odin.
O deus grego Zeus é simbolizado por uma águia. Na cultura celta é símbolo de renascimento e renovação.
Na Roma Antiga, a águia era o símbolo utilizado pelo General Julio Cesar.
No cristianismo, a águia é símbolo celestial e de comunicação com o divino, citada em várias passagens bíblicas.
Na alquimia é o símbolo da transformação.
No Império Bizantino, a águia bícefala (duas cabeças) era símbolo do duplo poder do imperador, que era ao mesmo tempo representante político e religioso.
Na Civilização Asteca, a águia era um símbolo divino e sua representação figurava nas cerimônias religiosas desse povo e como herança histórica e cultural, a bandeira do México tem uma águia.
Para o Xamanismo a águia é a guardiã do Leste, onde tudo se origina e representa a ligação do Divino com o terrestre.
Os nativos americanos cultuam a Grande Águia Dourada, que tem o poder do Grande Espírito, representando a conexão e equilíbrio do reino espiritual com o reino físico.
Na Rússia Imperial, águia bícefala representava o poder absoluto dos czares.
Na Alemanha monárquica, a águia foi utilizada como símbolos de muitos príncipes e o principal símbolo da reunificação alemã do século XIX.

Significados e simbolismos da águia
A águia por sua soberania, beleza, coragem, força e imponência é venerada como símbolos místico e religioso.

A imagem da águia é utilizada como símbolo de poder e autoridade, em muitas culturas, sendo representação de nobreza, majestade, liberdade, agilidade e outras virtudes.

A imagem da águia está associada à liderança, elevação, determinação, superação e vitória.

Hoje em dia, nos mundos dos negócios e empreendimentos, usa-se muito a seguinte expressão: “visão de águia” representando pessoas visionárias e que enxergam além e conseguem avançar, superar limites e chegar ao topo.

E, de fato, um dos poucos animais que enxergam mais e melhor que o homem, é justamente a aguia e outras aves de rapina.



Muitas mensagens motivacionais utilizam o exemplo da águia para estimular as pessoas a se superarem e resgatarem a autoconfiança.

O exemplo da águia
aguia 2


A águia vive por volta de setenta anos. Quando chega aos 40 anos de idade, seu bico e suas unhas ficam enfraquecidos e gastos. Suas penas tornam-se muito grossas e pesadas, com a sujeira acumulada dos anos, dificultando-lhe o voo. Mas, para não sucumbir, ela precisa tomar uma decisão: deixar as coisas como estão e morrer ou enfrentar a dor da mudança e seguir renovada.

Ela prefere se renovar e voa até uma fenda de um penhasco, próxima à um paredão, fazendo um ninho onde possa se proteger de outros predadores

Nesse retiro, ela inicia um verdadeiro ritual de renascimento. Primeiro, bate o velho bico nas pedras até arrancá-lo e espera, pacientemente, que nasça um novo. Depois, arranca com o novo bico, as unhas, uma a uma.

Quando surgem as novas unhas, as usa, juntamente com o bico novo, para arrancar as penas velhas e endurecidas de seu corpo.

Renovada e mais revigorada, sai mais livre para sua nova etapa de vida!

Os ensinamentos da águia
Da sábia águia podemos extrair várias lições, seguem algumas delas:

Lição 1

A águia é independente e confiante, não tem medo de voar sozinha, de encarar grandes alturas e mudanças.

Lição 2

Ela observa com atenção, olhando à distância, para ter uma melhor visão do todo, visando o reconhecimento do meio, no qual está inserida.

Lição 3

A águia enfrenta a tempestade para chegar onde almeja.


Lição 4

A águia mãe ensina seu filhote a voar, empurrando-o do ninho ou seja ela, ensina ele a ser forte e confiante e não mimado e super protegido.

Lição 5

Essa ave, ao envelhecer, arranca as próprias penas, unhas e bico e nos dá o exemplo de renovação. A águia nos inspira a nos desfazer do que não serve mais e está ultrapassado, nos mantendo estagnados e presos em condicionamentos limitantes.






A águia aos 40 anos enfrenta a decrepitude de seu corpo, com suas penas grossas, que fazem suas asas ficarem pesadas; bico encurvados pela idade, não mais pontiagudos,como quando era jovem; garras muito compridas e flexíveis, não duras e fortes,como antes.

Para se renovar ela se recolhe solitária, ao alto de uma montanha, e passa por um período doloroso de grande transformação.


Após um processo de renovação de 150 dias, ela sai do retiro, voando mais leve e alçando alturas maiores.

Reflexão sobre o exemplo da águia
A águia te inspirou?

O que você está precisando renovar em sua vida, como no exemplo da águia?

Que lição da águia, você está precisando usar para avançar?

Já parou para pensar nisso?

Boa reflexão!









.

LIGUE E PARTICIPE

(44) 9 9983-8670

Copyright (c) 2024 - vbombom.com.br
Converse conosco pelo Whatsapp!