Pia entupida é um problema chato e infelizmente bastante comum. Além de atrapalhar na hora de lavar a louça, o acúmulo de água e sujeira causa mal cheiro e pode atrair insetos. Mas calma! Nem sempre é preciso esperar a visita de um profissional.
Existem métodos caseiros capazes de resolver o problema com segurança e facilidade. Para saber como você mesmo pode desentupir a pia de cozinha de maneira correta, dê uma olhada nas dicas que separamos abaixo:
Como desentupir pia: 12 métodos testados e aprovados
Gordura e restos de comida podem acumular na tubulação e entupir sua pia. Dependendo da gravidade e do motivo do entupimento, é preciso usar um método específico. Veja abaixo 12 métodos caseiros eficazes para desentupir sua pia você mesmo sem problemas.
1. Com detergente
Muitas vezes, a pia da cozinha entope por conta da gordura no encanamento. Se esse for o caso, você pode resolver o problema apenas usando detergente e água quente. Primeiro, retire toda a água acumulada da pia. Em seguida, ferva 5 litros de água e misture com detergente. Por fim, derrame o líquido no ralo.
2. Com sabão em pó
Assim como o método anterior, esse serve para casos em que há excesso de gordura nos canos. Você vai precisar apenas de um pouco de sabão em pó e 5 litros água quente. Vamos lá ao passo a passo:
Antes é preciso que você esvazie toda a água da pia. Em seguida, cubra o ralo com sabão em pó, de modo que não dê para ver nada além do sabão. Em seguida, despeje água quente por cima, cerca de um litro. Agora é só ligar a torneira e observar o resultado.
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
3. Com arame
Se o problema for algum resíduo sólido, como cabelos ou fios dentro da tubulação, você pode usar um arame para desentupir. Separe 3 arames de mesmo tamanho e faça uma trança com eles. Curve a ponta de cada um deles, formando três ganchos. Enfie o arame com no ralo o máximo que conseguir e gire-o, tentando puxar a sujeira.
4. Com desentupidor de borracha
Fácil, rápido e todo mundo conhece!
Para usar o desentupidor de borracha, você precisa deixar a pia com água suficiente para cobrir mais da metade da parte emborrachada do objeto. Posicione-o sobre o ralo e faça movimentos firmes e lentos para cima e para baixo. Depois, retire o desentupidor e observe se a água desceu ou não. Caso a pia continue entupida, repita a operação.
5. Sal de cozinha
Este é um produto que todo mundo tem em casa e que pode lhe ajudar na hora de desentupir a pia.
Coloque 1 xícara de sal de cozinha no ralo e despeje água fervente em cima. Enquanto a água escoa, feche o ralo com um pano, fazendo pressão. Lembre-se de usar luvas para não queimar a mão.
6. Com bicarbonato e vinagre
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Vinagre e bicarbonato são os queridinhos na hora da limpeza de casa, e também podem ser usados para desentupir a pia. Para isso, você vai precisar de:
1 xícara de bicarbonato de sódio;
1/2 copo de vinagre;
4 xícaras de água quente;
Antes de iniciar o processo, é necessário esvaziar a pia. Coloque o bicarbonato de sódio em cima do ralo e, em seguida, despeje o vinagre. Os dois vão reagir e borbulhar. Quando esse processo terminar, despeje a água quente em cima. Agora é só aguardar cerca de 15 minutos e observar se o entupimento foi resolvido.
7. Desentupidor químico
Caso nenhum dos métodos anteriores tenham funcionado, existem no mercado desentupidores químicos eficientes. Mas, antes de utilizá-los, tenha certeza de fazer uso de equipamento de proteção, pois esses produtos são nocivos à saúde humana.
Siga corretamente as instruções da embalagem e espere o tempo indicado. Antes de usar a pia normalmente, deixe correr bastante água para lavar os resquícios do produto.
8. Com soda cáustica
A soda cáustica é um produto tóxico que desentope pias e tubulações facilmente. Porém, é altamente corrosiva e, se utilizada com frequência, pode danificar os canos. Por isso, esse método só é indicado apenas para entupimentos mais críticos.
Coloque 1 xícara do produto no ralo da pia e, em seguida, despeje uma chaleira de água quente por cima. Deixe descansar a noite toda. Depois deixe correr bastante água no ralo para garantir que não ficou nenhum restinho do produto. Lembre-se de sempre usar equipamentos de proteção (luva, óculos e botas) e seguir corretamente as instruções do fabricante.
9. Com produtos com enzimas