Saiba por que seu gato arranha e como você pode fazê-lo parar.
Com sua natureza curiosa, corpos graciosos e rostinhos peludos, os gatos são companheiros maravilhosos.
Felizmente para nós, nossos gatos passam a maior parte do tempo com suas garras seguramente retraídas. Mas isso nem sempre acontece com nossos sofás, papel de parede, cortinas ou tapetes, que podem ser atacados repetidamente, sem piedade. Então, por que os gatos arranham e como podemos impedi-los de fazer isso?
Content
Image
gato arranhando o pé de um sofá
Por que os gatos arranham?
Os gatos arranham a casa por vários motivos diferentes, e é importante descobrir por que seu gato está arranhando, antes de querer mudar esse comportamento:
Para manter suas garras saudáveis: as garras de um gato estão constantemente crescendo e se renovando, e arranhar ajuda a película externa das garras a cair, revelando por baixo dela novas (e mais afiadas) unhas. Muitas vezes, você pode encontrar essas películas externas nos lugares que seu gato gosta de arranhar.
Para marcar seu território: arranhar deixa mensagens visuais e olfativas para outros gatos, informando que essa casa é do seu gato. Se ele arranhar perto da porta da casa ou da porta de passagem para gatos, esse pode ser o motivo.
Para atrair sua atenção: os gatos podem parecer indiferentes, mas na verdade eles gostam de interagir com as pessoas, e arranhar pode ser uma maneira de fazer com que você os note.
Porque é gostoso: arranhar ajuda a exercitar os músculos das costas e ombros, e é bem óbvio para qualquer um que passe um tempo com gatos o quanto eles amam uma boa arranhada!
Então, agora que sabemos por que eles fazem isso, como podemos convencê-los a parar?
1. Forneça outro lugar para ele arranhar
Se seu gato está arranhando para afiar as garras, a solução é comprar um arranhador como alternativa. Comece colocando o arranhador na frente de um lugar que ele goste de arranhar e incentive-o esfregando suavemente as patas dele no novo arranhador. Os postes arranhadores são projetados levando em consideração esse comportamento dos gatos; portanto, com sorte, o seu gato vai entender rapidamente para que esse objeto estranho serve!
Uma dica valiosa para te auxiliar nesse processo, é colocar um pouco de ervas para gatos ou petiscos no local que você quer que ele passe a arranhar. Dessa forma seu gato vai se sentir atraído e isso pode encorajá-lo a arranhar o ‘substituto’ do sofá, da sua cama, da cadeira...
2. “Suborno”
Você, gentil e pacientemente, tem encorajado seu gato a usar o novo poste arranhador - mas ele não está nem um pouco interessado. É hora de tentar um suborno. Coloque petiscos em cima do poste e dê muita atenção ao seu gato se ele o usar corretamente. Agora tente bloquear os locais antigos escolhidos para arranhar – com sorte, ele aprenderá a amar seu novo poste, em vez de simplesmente passar a arranhar um sofá ou pedaço de carpete diferente!
3. Ajude o seu gato a se sentir mais seguro
Se seu gato estiver arranhando perto da porta, janela ou porta de passagem para gatos, é provável que ele esteja inseguro em seu território. Há várias coisas que você pode fazer para ajudá-lo a se sentir menos estressado:
Limpe os locais onde seu gato está arranhando - remover o cheiro pode impedir que ele volte ao mesmo local.
Crie plataformas em lugares altos, para que seu gato possa examinar seu território de cima e se sentir mais confiante de que não há invasores. Você pode instalar prateleiras em locais acima da altura da sua cabeça para o uso exclusivo do seu gato.
Uma dica incrível é forrar essas prateleiras com feltro (recorte e cole o tecido) e ainda colocar um pouquinho de ervas ou petiscos em cima do feltro. É sucesso garantido! Gatos adoram se acomodar em superfícies mais altas e ficar nos observando lá de cima.
Ajude o cheiro do seu gato a marcar sua casa (sim, isso é sério). Os gatos têm glândulas de cheiro nas bochechas, e é por isso que muitas vezes esfregam as coisas com o rosto. Com cuidado, esfregue a bochecha do seu gato com um pano para coletar um pouco desse perfume e depois esfregue o pano pela casa, ajudando seu gato a se sentir mais relaxado em seu território. Você também pode comprar em lojas veterinárias, o ferormônio, que é um produto disponível em forma de difusor que libera um odor perceptível somente aos gatos e promete reduzir o estresse..
Não grite ou castigue seu gato por arranhar, pois isso pode deixá-lo ainda mais estressado e mais propenso a arranhar.
Image
Gato listrado escocês de pêlo curto cinzento arranhando um poste de arranhar
4. Hora de brincar!
Muitos gatos gostam de chamar a atenção de seus amigos humanos, mas nem sempre têm certeza da melhor maneira de atraí-los. É possível que seu gato tenha descoberto que, embora seja ignorado quando usa o poste arranhador, dar alguns golpes no novo sofá de couro é uma maneira de ser notado! Passar mais tempo brincando com seu gato e comprando novos brinquedos pode ajudar a reduzir o problema dos arranhões. E elogiá-lo quando ele usa o poste arranhador "oficial" também pode ajudar a mudar seu comportamento.
A coisa mais importante a lembrar sobre os arranhões é que é um comportamento natural para os gatos, e não devemos tentar impedir nem puní-los por isso. Em vez disso, precisamos convencer nossos gatos a desfrutar de um boa arranhada no poste arranhador. Boa sorte!