Conheça 14 dos principais sintomas de falta de vitamina D no organismo e como isso pode prejudicar a sua saúde.
A vitamina D é um dos nutrientes mais essenciais para o corpo humano.
As principais formas de se obter vitamina D é tomando banhos de sol recorrentes e consumindo alimentos como ovos, peixes e laticínios.
A falta de vitamina D no organismo provoca diversos tipos de problemas adjacentes e tem como um dos principais riscos o enfraquecimento do sistema imunológico.
Em tempos de pandemia, a vitamina D ganhou destaque por ser uma das aliadas do corpo na composição de barreiras contra vírus e bactérias.
Trouxemos neste artigo uma lista com 14 sintomas da falta de vitamina D no organismo para que você fique atento(a) a esses sinais e aja o mais rápido possível ante o aparecimento de um ou mais desses sintomas.
14 sinais da falta de vitamina D no organismo
Dores musculares
A vitamina D tem um papel fundamental no funcionamento dos músculos.
Quando metabolizada em quantidade correta pelo organismo, ela ajuda nos movimentos de contração muscular, que são de suma importância para a manutenção das fibras musculares.
A ação da vitamina D, em associação com substâncias como o cálcio, traz aos músculos resistência e potência.
Logo, se você está sentindo muitas dores musculares que por vezes surgem sem motivo aparente, talvez seja a hora de aumentar os seus níveis de vitamina D.
Dor nos ossos
Os ossos possuem um tecido especial que, como todos os outros tipos de tecido do corpo humano, está constantemente se regenerando.
A vitamina D possui papel fundamental nessa reposição de tecido e a sua falta provoca a fragilização óssea, causando doenças como a osteoporose e o raquitismo.
Fadiga, cansaço ou indisposição
Este com certeza é um dos sintomas mais difíceis de se ligar à falta de vitamina D.
Acontece que o dia a dia corrido e o estresse sempre levam a culpa por nosso cansaço, não é mesmo?
Mas a vitamina D é uma das principais responsáveis pela produção de energia no corpo.
Então, se você se sente cansado com frequência, e por vezes nem o sono melhora a situação, pode ser que esteja com deficiência de vitamina D no organismo.
Redução da resistência física
Se você sempre foi uma pessoa fisicamente ativa e até mesmo atlética, mas tem notado que não consegue mais ter o ritmo de outrora, fique atento(a).
Por ser uma catalizadora de energia em nível celular, a vitamina D provoca o aumento da capacidade física.
Por isso, essa diminuição na sua capacidade de locomoção e/ou de repetição de exercícios na academia pode ter ligação com a falta de vitamina D no seu organismo.
Falta de ânimo
A vitamina D também é um importante nutriente para as funções cerebrais.
Entre as regiões beneficiadas pela ação desse nutriente no cérebro, está o córtex orbitofrontal (COF) que é o responsável pelas emoções e humor.
Logo, a falta de vitamina D no organismo prejudica a comunicação neurológica nessa região do cérebro.
Além disso, neurotransmissores como a dopamina e a serotonina são prejudicados, afetando assim a produção de sensações como prazer e bem-estar.
Insônia
Ainda não há uma resposta concreta sobre a ligação da falta de vitamina D e a insônia.