Processos inflamatórios são acontecimentos naturais no corpo humano.
Até mesmo a gordura corporal visível é resultado de inflamações diversas que acontecem em vários órgãos.
E além de inflamações internas, por assim dizer, o corpo pode sofrer com inflamações que são resultados de acidentes como cortes ou pancadas.
De toda forma, ao se constatar a existência de um processo inflamatório no corpo, faz-se necessária a administração de medicamentos, os chamados anti-inflamatórios.
Entretanto, como qualquer outra droga, os anti-inflamatórios vendidos em farmácias são compostos por diversos produtos químicos.
Sendo assim, é preferível que se trate de inflamações com produtos naturais, quando possível.
Conheça agora seis alimentos que são considerados anti-inflamatórios naturais, por conterem substâncias que atuam no combate aos agentes causadores da inflamação.
Nunca mais use remédios sintéticos para tratar inflamações.
Os 6 anti-inflamatórios naturais
Cúrcuma
A cúrcuma, também chamada de açafrão, é muito consumida na Índia, onde é apreciada não só como um tempero, mas também como um remédio natural.
No combate a inflamações, a cúrcuma age como um estabilizante, controlando os processos inflamatórios.
As propriedades anti-inflamatórias da cúrcuma são tão potentes que podem ser requeridas para tratamento de pessoas acometidas com inflamações generalizadas, quando muitos órgãos entram em processo inflamatório ao mesmo tempo.
Este alimento pode ser usado na sua forma in natura, em forma de pó para tempero ou ainda como suplemento alimentar (cápsulas).
Gengibre
O gengibre é mais um elemento presente na medicina e culinária oriental, sendo muito aclamado na China e na Índia.
Essa planta medicinal é muito usada para fazer chás que tratam de inflamações localizadas, como a de garganta.
Alecrim
O chá de alecrim é uma bebida muito usada para a eliminação de substâncias nocivas do organismo.
Quando tomado na quantidade correta, o chá de alecrim atua no combate a vírus e bactérias que podem causar inflamações, sobretudo no trato digestivo.
Capsaicina
Este composto de nome peculiar é o responsável pelo ardor das pimentas.
Mas, além dessa característica marcante, a capsaicina é um poderoso anti-inflamatório, antioxidante e analgésico.
Com isso, a substância pode ser usada de forma oral ou tópica, para tratar inflamações internas ou externas.
A fonte principal da substância, claro, são as pimentas de coloração vermelha.
Ômega 3
Este famoso e poderoso composto pode ser encontrado principalmente em peixes de águas frias e salgadas, como atum, salmão e sardinha.
Pessoas que possuem grande facilidade em adquirir inflamações pelo corpo, geralmente consomem pouco ou nenhum alimento que contenha ômega 3.
Essa substância atua como um antioxidante poderoso que combate os radicais livres responsáveis por inflamar órgãos internos, além de atuar na regeneração das células doentes.
Chá verde
O famoso chá verde é uma bebida milenar que teve origem na China.
Essa infusão natural é feita a partir das folhas de um planta chamada popularmente de chá-da-índia, ou ainda de Camellia cinensis, em sua forma científica.
A Camellia sinensis possui compostos antioxidantes, anti-inflamatórios, antifúngicos e bactericidas, eliminando praticamente todos os agentes causadores de inflamações.