A serotonina é um dos mais importantes neurotransmissores que possuímos no organismo.
Os neurotransmissores, como o nome já pressupõe, são moléculas responsáveis por promover uma boa interação entre as células neurais, os famosos neurônios.
Já a serotonina, por sua vez, é produzida através de um aminoácido chamado triptofano.
Esse elemento essencial pode ser conseguido através de alguns tipos de alimento.
A falta de triptofano no organismo e, consequentemente de serotonina, pode causar problemas como taquicardia, insônia, confusão mental e muitos outros, já que essas são áreas da nossa saúde em que a serotonina influi diretamente.
Porém, nesse artigo nós apresentamos 10 alimentos ricos em triptofano e que se consumidos regularmente vão aumentar e muito os níveis de serotonina no seu corpo.
Confira agora!
O top 10 de alimentos que vão suplementar os seus níveis de serotonina
Com os níveis corretos de serotonina trabalhando no cérebro, até mesmo condições graves como ansiedade e depressão são combatidas.
Um dado importante é o de que homens produzem cerca de 50% mais serotonina que as mulheres, fato pode justificar a personalidade mais sensível em pessoas do sexo feminino.
Além dos alimentos que apresentamos abaixo, é necessário que se faça uma suplementação de substâncias que favoreçam a transformação do triptofano em serotonina como, por exemplo, cálcio, zinco e as vitaminas C e do complexo B.
Então, sem mais delongas, conheça a lista dos 10 alimentos que mais favorecem a criação de serotonina pelo corpo.
Carnes brancas
Carne de frango e alguns pescados como polvo, possuem altas quantidades de triptofano e vitaminas do complexo B, por isso o seu consumo favorece e muito a produção de serotonina.
Peixes de água fria
Peixes como atum, sardinha e salmão, são muito ricos em ômega 3 e ácidos graxos, elementos que também favorecem a produção desse que é considerado um dos “hormônios da felicidade”.
Ovos
Em especial a gema dos ovos possui altas quantidades de triptofano e vitaminas do complexo B.
Leite e seus derivados
Laticínios têm uma concentração grande de cálcio, zinco, magnésio e também de triptofano.
Legumes
Alimentos como soja e lentilhas possuem alta concentração de triptofano.
Cereais integrais
A aveia e o trigo, por exemplo, são na sua forma integral grandes metabolizadores das vitaminas do complexo B, e por isso o seu consumo favorece a absorção dessas substâncias pelo organismo.
Sementes, amêndoas e pistaches
Amêndoas, pistaches e sementes como as de girassol e abóbora, por exemplo, são ricas em zinco e magnésio.
Além disso, possuem altas quantidades de triptofano.
Frutas frescas
Grande parte das frutas, como abacaxi, uva, mamão e principalmente a banana, possuem vitaminas do complexo B e triptofano.
Porém, quando estão frescas, têm o seu potencial de nutrição aumentado.
Verduras frescas
Semelhante ao que vimos nas frutas frescas, verduras como alfaces e pimentão, também possuem muito magnésio e vitaminas do complexo B e C.
Chocolate amargo
Se consumido com moderação, o chocolate amargo possui grande potencial de ser uma fonte de triptofano e magnésio.