É fato que iremos viver cada vez mais, afinal, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a expectativa de vida no Brasil chegou a 75 anos.
Porém, o mais importante do que viver bastante, é viver com saúde para ter mais qualidade de vida.
Dentre tantos aspectos do nosso dia a dia, a alimentação tem sido um fator decisivo para manter a saúde em dia.
No entanto, nem todas as pessoas têm essa preocupação, às vezes por falta de tempo ou por descuido mesmo.
Com a rotina diária corrida, principalmente nos grandes centros, se alimentar de maneira adequada é algo que para muitos parece impossível.
Com isso, aumenta o consumo de produtos industrializados, processados e fast foods.
Esses alimentos são ricos em sódio, açúcares, carboidratos simples e gorduras saturadas.
Esse hábito pode trazer várias consequências para a saúde, como, por exemplo, colesterol alto, diabetes e níveis elevados de triglicerídeos.
Riscos do colesterol alto e diabetes
Além disso, como está a sua saúde? Você tem ido ao médico com frequência e feito exames regulares?
Saiba que, quando o médico recomenda que o colesterol, a glicemia e os triglicerídeos precisam estar abaixo de um determinado limite, não é brincadeira.
E aí muitas pessoas podem querer argumentar que algum familiar ou conhecido viveu anos com o colesterol acima do desejado e nunca aconteceu nada.
Porém, cada organismo é único e estes casos, em específico, são raros.
O descontrole do colesterol é um fator prejudicial para a saúde e traz consequências graves, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares.
Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte nas Américas, tirando dois milhões de vidas a cada ano.
E, quando se fala das pessoas com diabetes, o controle do colesterol é ainda mais importante.
Embora pareçam doenças distintas, elas estão interligadas e, quando descontroladas, aumentam ainda mais os riscos à saúde.
Por isso, veja a seguir como uma planta medicinal pode te ajudar a controlar os níveis de colesterol, diabetes e triglicerídeos.
Trata-se da babosa, também conhecida como aloe vera e, quando combinada com gengibre e limão, traz ainda mais benefícios.
Benefícios da babosa
O gel da babosa possui ação ativadora da circulação sanguínea e, por isso, ajuda a eliminar o excesso de gordura nas artérias.
Com isso, auxilia na redução das taxas de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, prevenindo doenças como infarto, derrame e aterosclerose.
Já em relação à diabetes, segundo estudo da Universidade Federal de Campina Grande, a babosa possui efeito hipoglicemiante e princípios ativos que contribuem para a redução da glicemia.
Além disso, a planta contém uma fibra solúvel chamada glucomanano, que ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Também ajuda a reduzir a hemoglobina glicosada, diminui a massa gorda, aumenta a massa magra, e reduz os níveis de triglicerídeos.
Outro benefício da babosa é que ela ajuda a prevenir o pé diabético, doença que provoca a perda da sensibilidade nos pés.
Benefícios do gengibre
O gengibre acelera o metabolismo, ajudando a queimar a gordura corporal e, com isso, diminui o colesterol ruim (LDL).
Além disso, de acordo com estudo da Universidade Ain Shams, no Egito, o gengibre ajuda a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL).
Para o diabetes, um estudo da Universidade Federal do Ceará (UFC) concluiu que o gengibre é eficiente na redução dos níveis glicêmicos e lipêmicos.
Além disso, pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, descobriram o gingerol, princípio ativo do gengibre, ajuda a aumentar a absorção de glicose, contribuindo para o controle da glicemia.
Benefícios do limão
O limão possui quantidades significativas de vitaminas, minerais e fibras que ajudam a limpar os vasos sanguíneos.
Por isso, impede que o colesterol ruim fique armazenado nas paredes das artérias e bloqueia a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos.
Em relação à diabetes, a fruta ajuda a estabilizar as taxas de açúcar no sangue, e evita o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos.
Suco de babosa com limão e gengibre
Quando consumido diariamente, sempre antes do almoço, este suco irá ajudar a reduzir e controlar as taxas de colesterol, triglicerídeos e glicemia.
Ingredientes:
1 folha grande de babosa
3 limões espremidos na hora
1 fatia média de gengibre (aproximadamente 3 centímetros)
3 xícaras de água
Modo de preparo:
Corte a folha ao meio e retire o gel transparente interno com uma colher.
Em seguida, é necessário remover a aloína, uma substância de cor amarela e que pode ser tóxica.
Veja aqui o passo a passo e aprenda como eliminar a aloína (substância tóxica) da planta.
Para fazer o suco, coloque o gel no liquidificador, o suco dos limões, o gengibre, a água e bata bem até ficar uma bebida homogênea.
Armazene em um frasco de vidro com tampa e consuma diariamente uma colher (sopa) da bebida 20 minutos antes do almoço.
O rendimento é para três pessoas, mas caso seja só você, pode fazer metade da receita.