Trata-se de uma resposta do organismo a alguma substância nociva que o nariz detesta.
O nariz, além de porta de entrada para o ar, também é um órgão fiscalizador: quando os neurônios sensitivos nasais percebem que alguma substância química pode ser perigosa para o corpo, eles agem imediatamente provocando irritação ou entupimento das fossas nasais, com maior frequência de espirros e um volume maior de secreção.
Esse distúrbio surge no momento em que inalamos alguma partícula estranha, conhecidas como alérgenos. Ao passar pelo nariz, que funciona como um filtro, essas substâncias são detectadas pelo sistema imunológico. Por sua vez, o sistema de defesa reage imediatamente, numa tentativa de proteger nosso organismo.
Entre os principais alérgenos que causam a rinite alérgica, destacam-se:
Ácaros existentes na poeira doméstica
Pelos de animais
Fungos
Vírus
Bactérias
Mofo
Pólen
Perfume
Alguns alimentos
Medicamentos
Descamação de pele
Mudanças bruscas de temperatura
Fumaça de cigarro
Produtos de limpeza com cheiros fortes
Logo após o contato com essas substâncias alérgicas, é possível notar sintomas como:
Acúmulo de líquido na mucosa nasal, o que causa a obstrução nasal
Espirros frequentes em um curto período de tempo
Coceira no nariz, na garganta, no céu da boca e nos olhos
Sinais como dor de cabeça, fadiga e falta de ar costumam aparecer algumas horas após o “gatilho” da crise. Além disso, a rinite alérgica pode estar ligada a comorbidades, como asma, otites médias, sinusite e ronco. Como a rinite alérgica não tem cura, por enquanto, para contornar as crises ocasionais é necessário amenizar os sintomas. Diante disso, as pessoas costumam recorrer à farmácia em busca de descongestionantes nasais e anti-histamínicos. Porém, alguns remédios naturais ajudam a prevenir e a controlar essas crises.
A receita do chá
Pela manhã, ferva um litro d’água em panela de vidro ou inox.
Desligue o fogo e acrescente uma folha de eucalipto (da fininha) mais duas folhas de amora.
Tome uma xícara desse chá em jejum e o restante durante o dia, e sempre nos momentos de crise. Os espirros vão parar, além do catarro, e você vai poder levar uma vida normal.