O pêssego é uma fruta com alto teor de fibras e água que ajudam a prolongar a saciedade e diminuir a fome ao longo do dia, sendo uma ótima opção de alimento para incluir em dietas de perda de peso.
Além disso, o pêssego também tem boas quantidades de betacaroteno, vitamina C e ácido clorogênico, compostos com ação antioxidante que auxiliam no combate aos radicais livres, prevenindo doenças, como diabetes, câncer, infarto e aterosclerose.
O pêssego é facilmente encontrado em supermercados e feiras, podendo ser consumido ao natural, ou usado em preparações como chás, sucos, mousse, saladas, bolos e tortas.
Por conter boas quantidades de fibras, água e antioxidantes, o pêssego promove diversos benefícios para a saúdes, sendo os principais:
1. Ajuda na perda de peso
O pêssego é uma fruta com baixo índice glicêmico, pois contém pouco carboidrato e boas quantidades de fibras que ajudam a aumentar a sensação de saciedade, controlando a fome ao longo do dia. Conheça outras frutas que ajudam a controlar a fome.
Por conter baixo teor de gorduras e carboidratos, o pêssego é uma ótima opção de fruta com poucas calorias para incluir nas dietas de emagrecimento.
2. Melhora o funcionamento do intestino
O pêssego contém boas quantidades de fibras, como a pectina, que aumentam a absorção de água no intestino, ajudando na formação do bolo fecal e facilitando a eliminação das fezes, prevenindo a prisão de ventre.
As fibras presentes no pêssego também servem de alimento para as bactérias benéficas do intestino, fortalecendo a flora intestinal e prevenindo o desenvolvimento de doenças, como a síndrome do intestino irritável, colite ulcerativa e a doença de Crohn;
3. Ajudar a prevenir câncer
O pêssego é rico em vitamina C e betacaroteno, compostos com propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, um dos responsáveis pelos danos às células saudáveis, ajudando a prevenir alguns tipos de câncer, como de pele, de mama, de pulmão e de cólon.
4. Controlar a diabetes
Por ter baixo índice glicêmico, o pêssego promove o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue, evitando a diabetes e ajudando a controlar a glicemia em quem já tem a doença. Veja outros alimentos com baixo índice glicêmico para equilibrar a glicemia.
Além disso, o pêssego contém antioxidantes, como betacaroteno e vitamina C, que ajudam a proteger as células do pâncreas contra os radicais livres, melhorando as funções da insulina e prevenindo a resistência à insulina e a diabetes.
5. Diminuir colesterol “ruim”
O pêssego tem boas quantidades de fibras solúveis e insolúveis que diminuem a absorção de gordura no organismo, promovendo a redução dos níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, e evitando doenças, como infarto e aterosclerose.
Por conter ótimas quantidades de compostos com ação antioxidante, como as antocianinas e os flavonoides, o pêssego ajuda no combate aos radicais livres, prevenindo a oxidação das células de gordura e favorecendo o equilíbrio dos níveis de colesterol no sangue.
6. Equilibrar a pressão arterial
O pêssego tem boas quantidades de potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo pela urina, evitando a pressão alta. Conheça outros alimentos que ajudam a evitar a pressão alta.
Além disso, o pêssego é rico em vitamina C e betacaroteno, compostos antioxidantes que melhoram a saúde e elasticidade dos vasos sanguíneos, facilitando a circulação de sangue e auxiliando no controle da pressão arterial.
7. Prevenir o envelhecimento precoce
Por ser rico em compostos antioxidantes, como flavonoides e antocianinas, o pêssego ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, porque protege a pele contra os radicais livres, um dos responsáveis pelos danos nas células da pele.
8. Manter a saúde dos olhos
O pêssego tem ótimas quantidade de betacaroteno, um nutriente que favorece a prevenção da catarata e evita degeneração macular, uma doença que diminui a nitidez e a capacidade da visão central. Veja uma lista com outros alimentos ricos em betacaroteno.
9. Fortalecer o sistema imunológico
Por ser rico em vitamina C, flavonoides e antocianinas, o pêssego ajuda a combater os radicais livres, além de fortalecer as células do sistema imunológico, auxiliando na prevenção de infecções e problemas, como gripes e resfriados.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g, o que corresponde a 1 unidade grande, de pêssego fresco, e 100 g de pêssego em calda:
Nutriente
1 unidade grande (100g) de pêssego fresco
Pêssego em calda (100g)
Energia
44 calorias
86 calorias
Carboidratos
8,1 g
20,6 g
Proteínas
0,6 g
0,2 g
Gorduras
0,3 g
0,1 g
Fibras
2,3 g
1 g
Vitamina A
67 mcg
43 mcg
Betacaroteno
162 mcg
189 mcg
Ácido fólico
3 mcg
7 mcg
Vitamina C
6,6 mg
6 mg
Magnésio
8 mg
6 mg
Potássio
160 mg
150 mg
Fósforo
20 mg
9 mg
É importante lembrar que, para se obter todos os benefícios do pêssego, essa fruta deve ser incluída em uma alimentação balanceada, associada à prática regular de exercícios físicos.
Como consumir o pêssego
O pêssego pode ser consumido ao natural, sendo recomendado comer a fruta com casca para melhor aproveitamento dos nutrientes. Além disso, o pêssego também pode ser usado em preparações, como chás, bolos, iogurtes, saladas ou mousses.
Receitas saudáveis com pêssego
Por ser uma fruta versátil, o pêssego pode ser usado em diversas receitas salgadas ou em preparações doces.
1. Chá preto com pêssego
Ingredientes:
4 pêssegos maduros;
4 saquinhos de chá preto;
1 limão;
1 laranja;
1 litro de água;
2 colheres de sopa de mel.
Modo de preparo:
Preparar o chá, fervendo a água em uma chaleira ou panela. Apagar o fogo e adicionar os sachês de chá preto. Tampar, deixar repousar por 5 minutos e, após, retirar os saquinhos da bebida. Lavar bem os pêssegos, picar e, em uma tigela, triturar ou espremer a fruta até obter um purê. Adicionar esse purê ao chá preto. Lavar bem e cortar em rodelas finas a laranja e o limão, transferindo-os para o chá. Adicionar o mel à bebida, mexendo delicadamente. Levar o chá para resfriar na geladeira e servir.
2. Salada de pêssego e rúcula
Ingredientes:
1 pêssego;
1 xícara de rúcula;
1 queijo muçarela fresco;
1 colher de sopa de vinagre balsâmico;
1 colher de sobremesa de azeite;
½ colher de café de sal;
Pimenta à gosto.
Modo de preparo:
Lavar bem a rúcula e o pêssego. Cortar o pêssego em fatias e transferir para uma tigela. Cortar o queijo em cubos e misturar ao pêssego. Adicionar a rúcula e os demais ingredientes, misturando delicadamente com uma colher e servir.
3. Bolo de pêssego
Ingredientes:
5 colheres de sopa de manteiga;
1 colher de chá de estévia em pó;
140 gramas de farinha de amêndoa;
3 ovos;
1 colher de chá de fermento em pó;
4 pêssegos frescos cortados em fatias finas.
Modo de preparo:
Bater a estévia e a manteiga na batedeira e ir adicionando os ovos um a um, deixando a massa bater bastante. Adicionar a farinha e o fermento e misturar bem com uma colher grande. Despejar a massa em uma forma untada e distribuir os pêssegos fatiados sobre a massa e levar ao forno a 180ºC por cerca de 40 minutos. Esperar amornar e servir.
4. Mousse de pêssego
Ingredientes:
1 colher de chá de estévia em pó;
1 colher de café de essência baunilha;
Canela a gosto;
1/2 colher de sopa de gelatina sem sabor;
200 ml de de leite semidesnatado;
2 colheres de sopa de leite em pó;
2 pêssegos picados.
Modo de preparo:
Em uma panela, derreter a gelatina sem sabor em 100 ml de leite. Levar ao fogo baixo e mexer até dissolver completamente. Acrescentar os pêssegos picados e a essência de baunilha, e deixar a mistura descansar para esfriar. Bater o leite em pó e a estévia com o restante do leite até ficar homogêneo, e juntar à mistura de gelatina. Colocar em um recipiente ou tigelas individuais e levar para a geladeira até ficar com consistência firme.