Você chora muito?
E já se perguntou qual o motivo de tantas lágrimas?
Pois seja lá qual for a sua razão, “o choro é uma excelente maneira de liberar emoções e processar situações difíceis”, explica a doutora Gail Saltz, professora associada de psiquiatria da Escola de Medicina Weill-Cornell do Hospital Presbiteriano de Nova York.
Mas atenção: se você sentir que seu choro é excessivo e que não tem controle sobre suas emoções, isso pode significar que algo mais sério está acontecendo.
Veja os possíveis problemas por trás de tanto choro, segundo especialistas.
Depressão
A depressão é um distúrbio de humor que pode provocar crises de choro incomum.
“Se você teve uma mudança no quanto está chorando e é consistente com seu humor, deve pensar em depressão”, diz Saltz.
Tristeza permanente, desesperança ou vazio, perda de interesse, distúrbios do sono e fadiga são alguns dos sintomas da doença.
Veja 7 formas de tratar a depressão sem nenhum remédio químico.
Ansiedade
As lágrimas, junto com preocupação excessiva, irritabilidade e dificuldade de concentração, são um sinal de transtorno de ansiedade.
Se você perceber que está sentindo excesso de ansiedade, consulte um profissional.
Até lá, veja 5 estratégias simples para controlar a ansiedade e os ataques de pânico.
Trauma precoce
Mulheres que tiveram uma infância traumática, ou sofreram eventos traumáticos extremos, frequentemente choram mais do que o que é considerado normal,
Isso ocorre porque o sistema nervoso simpático sofre trauma ou ansiedade na mesma maneira somática de resposta, independentemente da escala de quão traumático o evento é realmente.
Estresse
Quando o corpo lida com sentimentos fortes, o “cérebro sensível” domina o “cérebro pensante”, permitindo que as lágrimas fluam mais facilmente.
Além disso, é importante dizer que os níveis de cortisol também aumentam com o estresse, podendo intensificar a hipersensibilidade e a reatividade a uma situação estressante.
Personalidade
A personalidade é muito particular e cada pessoa tem a sua.
A personalidade pode ser caracterizada pela coleção de comportamentos, traços e cognições.
E, claro, algumas pessoas têm personalidades mais sensíveis do que outras.
Hormônios
São os hormônios que controlam funções corporais como fome, reprodução, emoções e humor.
Qualquer coisa que cause uma mudança nos hormônios, como tempo pré-menstrual, pós-parto ou menopausa pode fazer com que as mulheres chorem mais facilmente.
Mulheres
As mulheres são mais acostumadas ou criadas para externar seus sentimentos.
Isso significa que o choro, uma expressão típica de tristeza, luto ou vulnerabilidade, é mais familiar para elas.
Efeito pseudobulbar
O PseudoBulbar afeta (PBA) é uma condição neurológica que afeta suas emoções após uma lesão cerebral traumática ou distúrbio na parte do cérebro que controla a emoção.
Se você não costumava ser um chorão, mas está tendo crises de choro, risadas incontroláveis ??ou raiva que não são consistentes com o seu humor, pode ser um efeito pseudobulbar.
Isso pode ser consequência de inúmeras situações de lesão cerebral, como um derrame, lesão orgânica, demência e muito mais.