As panelas e frigideiras são elementos indispensáveis para o preparo de alimentos.
A culinária moderna exige o uso desses e outros instrumentos para o preparo dos variados pratos apresentados atualmente.
Para tanto, a tecnologia empregada na fabricação desses equipamentos vem em constante evolução há muitas décadas.
Um detalhe que faz toda a diferença nas frigideiras e panelas atuais é a chamada película antiaderente, que impede que os alimentos grudem na superfície do objeto quando estiverem sendo preparados.
Mas nem sempre as panelas que temos em casa possuem essa tecnologia, o que pode fazer com que o preparo de ovos para o café da manhã seja comprometido, por exemplo.
Neste artigo, apresentaremos um truque muito fácil de ser posto em prática para evitar que os alimentos grudem no fundo das panelas mesmo que elas não possuam o antiaderente.
Truque para evitar que os alimentos grudem no fundo das panelas
Antes de entendermos como o truque funciona, é interessante salientar o porque de algumas panelas e frigideiras “agarrarem” os alimentos em seus fundos.
Acontece que o metal do qual as panelas é feito possui muitos poros e, se não houver uma camada para uniformizar essa superfície porosa, os alimentos vão sendo “sugados” e ficando presos nesses buraquinhos.
A camada antiaderente serve justamente para deixar as superfícies das panelas e frigideiras “lisas” e evitar que agarrem os alimentos.
Algumas panelas já são vendidas sem a camada antiaderente, já outras perdem a camada com o uso contínuo e muitas lavagens com o uso de lã de aço e produtos químicos, por exemplo.
Saiba como tornar uma panela antiaderente
Antes de usar a panela ou frigideira sem antiaderente para fritar ou cozinhar algo sem grudar, adicione uma quantidade de óleo suficiente para cobrir todo o fundo do equipamento.
A quantidade precisa ser exata, sem falta ou excesso de óleo.
Em seguida leve a panela com o óleo no fundo ao fogão e deixe esquentando por até três minutos no fogo baixo.
O objetivo é esquentar o óleo, não superaquecê-lo.
O leve aquecimento fará com que o óleo preencha os pequenos poros presentes na panela ou frigideira sem antiaderente.
Passados os três minutos, desligue o fogo e deixe o óleo esfriar um pouco, por cerca de um minuto.
Quando o óleo estiver esfriado, descarte o excesso e passe uma toalha de papel sobre o fundo da panela, deixando-a apenas “melada”.
Em seguida, coloque a panela “melada” de óleo no fogo novamente e deixa-a permanecer lá até que uma fumaça apareça.
Assim que estiver “fumaçando”, adicione mais óleo e coloque o alimento que deseja fritar ou cozinhar na panela em seguida.
Note que agora o alimento não ficará mais grudado no fundo da panela, pois a primeira camada de óleo selou os poros metal do equipamento.
Esse truque é ideal para panelas e frigideiras de metal, mas também funciona em equipamentos feitos com outros materiais, como cerâmica, por exemplo.
Mas o “antiaderente provisório” dura quanto tempo?
Esse truque permite que a panela ou frigideira seja usada uma única vez com o “antiaderente provisório”.
Se o equipamento for lavado, o processo deverá ser repetido ao ser usado novamente.