As mudanças climáticas são oportunas para problemas respiratórios, como gripes, resfriados e dor de garganta.
Como consequência, um dos sintomas comuns é a tosse, uma reação natural do organismo para expulsar os microrganismos que afetam as vias aéreas.
Mas, além do clima, existem outros fatores que contribuem para o surgimento da tosse, como, por exemplo, cigarro, alergias ao pólen e ácaros.
Quando isso ocorre, a maioria das pessoas recorrem aos medicamentos antitússicos (remédios para a tosse, geralmente xarope).
No entanto, quando os sintomas são leves, alguns remédios caseiros podem ajudar, sem a necessidade de gastar em farmácia.
Por isso, veja a seguir uma receita natural para acabar com a tosse rapidamente, usando limão, mel, canela e sal rosa.
Benefícios do limão
O limão contém propriedades antivirais, expectorantes, antissépticas e anti-inflamatórias.
Dessa forma, ajuda a combater a tosse, inflamação na garganta, elimina o muco dos pulmões, além de atuar como um descongestionante nasal.
Também é uma fruta rica em vitamina C e, por isso, ajuda a fortalecer os sistemas de defesa do organismo e aumentar a imunidade.
Com isso, previne contra doenças respiratórias e virais, como a gripe e resfriados.
Benefícios do mel
O mel é rico em propriedades antivirais, antibióticas, vitaminas A, C e zinco, nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
Além disso, contém propriedades expectorantes e anti-inflamatórias que combatem a inflamação e eliminam as secreções do sistema respiratório.
De acordo com as novas diretrizes de saúde do Instituto Nacional de Saúde e Cuidados Excellence (NICE, na sigla em inglês), em casos de tosse, recomenda-se o consumo de mel em vez de antibióticos.
Um estudo, realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), também concluiu que as propriedades mucolíticas e sedativas do mel reduziram a tosse nos pacientes avaliados.
Já em um estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, conclui-se que o mel pode substituir os antibióticos, prevenindo doenças causadas por vírus, fungos e bactérias.
Importante: crianças menores de um ano não devem consumir mel, pois o alimento pode conter a bactéria Clostridium botulinum e o sistema imunológico da criança não está apto para proteger contra essa bactéria.
Benefícios da canela
A canela contém propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias.
Por isso, ajuda a combater infecções das vias respiratórias e doenças virais.
Além disso, age como um expectorante natural, combatendo a tosse e soltando o catarro.
Benefícios do sal rosa
O sal rosa contém propriedades antibacterianas, antifúngicas e antimicrobianas, o que dá um impulso no sistema imunológico.
Além disso, o sal ajuda a eliminar o muco da garganta, pois como o catarro é constituído de água, quando atraído pelo sódio é “arrancado” das paredes da garganta, atraído pelo sódio.
Como saber se o sal do Himalaia é verdadeiro ou falsificado – você não vai ser mais enganado!
Como fazer esse remédio caseiro para tosse
Essa combinação possui propriedades que ajudam a combater a tosse e fortalecem o sistema imunológico, prevenindo doenças respiratórias.
Ingredientes:
1 limão
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (café) de canela em pó
1 pitada de sal rosa do himalaia
Observação: o sal mais recomendado para essa receita é o rosa, mas, caso não tenha, pode utilizar o sal de cozinha comum.
Modo de preparo e consumo:
Esprema o suco do limão. coloque em um recipiente(copo ou xícara), acrescente o mel, o sal, a canela em pó e misture bem.
Tome em seguida – três colheres a cada três horas.