Hoje em dia existe uma grande busca por formas de emagrecer e ter uma vida mais saudável.
Nesse sentido, há alguns anos o consumo diário de uma ou duas taças de vinho é recomendado por médicos para a manutenção da saúde do coração.
Afinal, está comprovado que alguns compostos presentes nessa bebida milenar podem combater a formação de placas de gordura que entopem as veias e causam doenças cardiovasculares.
Mas, no que diz respeito ao emagrecimento, o vinho pode realmente ajudar?
Um estudo realizado na primeira década do século 21, nos EUA, afirma que sim.
Os benefícios do vinho para a saúde
Como se sabe, o vinho pode bem mais que apenas ajudar a emagrecer.
A “bebida de baco” possui uma grande quantidade de flavonoides e de uma substância chamada resveratrol, presente sobretudo na casca das uvas que são usadas na sua confecção.
Esses compostos naturais possuem ação antioxidante, livrando o corpo de toda sorte de males causados pelos chamados radicais livres.
Há também uma forte ação vasodilatadora e anti-inflamatória provocada pelos componentes do vinho, principalmente o vinho tinto.
Dentre os principais benefícios do vinho, estão:
Controle da pressão arterial;
Diminuição dos níveis de colesterol LDL (ruim);
Combate a doenças cardiovasculares como AVC e tromboses;
Combate a infecções e inflamações bacterianas;
Prevenção contra o infarto;
Dentre outros.
O que diz o estudo?
Em 2009 foi divulgado pela Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, um estudo que levou 13 anos para ser concluído.
Nele, um grupo de mais de 20 mil mulheres foi monitorado a fim de se descobrir a relação entre o consumo de vinho tinto e vinho branco e a perda de peso.
Todas as participantes do estudo tinham níveis de gordura corporal considerados normais e idades acima de 39 anos.
Para entender melhor as reações do vinho no organismo, os especialistas dividiram o grupo entre mulheres que consumiam vinho regularmente, geralmente todos os dias, e mulheres que não faziam o consumo do vinho, apenas de outras bebidas alcóolicas.
Ao final do estudo, ficou comprovado que aquelas que consumiram apenas vinho mantiveram os seus níveis de gordura, enquanto as que bebiam cerveja e outras bebidas engordaram, em média, 30% a mais.
O estudo acabou mostrando que o consumo regular da bebida potencializa a ação de seus componentes no combate a células de gordura do corpo.
Vale ressaltar que apesar de ter sido feito com mulheres, o estudo demonstra evidências que podem perfeitamente se aplicar ao organismo de homens também.
Beba com moderação!
Por fim, é importante frisar que apenas o consumo moderado e consciente do vinho pode trazer benefícios ao corpo.
Assim como outras bebidas alcoólicas, o vinho possui bastante calorias e, ao invés de emagrecer, pode provocar o ganho de peso.
Além disso, por conter álcool em sua composição, a bebida provoca embriaguez e problemas hepáticos, se consumida de forma exagerada.
E aqui está o segredo: para emagrecer, você deve consumir apenas uma taça de vinho por dia, porém antes de dormir.
É dessa forma que você vai obter os melhores resultados na queima de gordura.