A água com limão é uma ótima ferramenta para ajudar a emagrecer, pois tem poucas calorias e é fonte de fibras, contribuindo para o controle da fome. É também uma bebida diurética, o que faz com que o organismo elimine o acúmulo de líquidos, ajudando a desinchar.
Apesar de a água com limão não aumentar a queima de gordura do corpo, é uma bebida rica em nutrientes antioxidantes que ajudam o organismo a eliminar toxinas, facilitando o processo de perda de peso. Esta bebida também limpa o paladar, ajudando a diminuir a vontade de comer alimentos doces, que podem engordar ou prejudicar a dieta.
Embora a água com limão seja um ótimo complemento para ajudar a emagrecer, não substitui a necessidade de fazer uma dieta com poucas calorias, nem a prática regular de exercício físico. Use a nossa calculadora para saber quanto peso precisa perder:
Como usar a água com limão para emagrecer
Uma das maneiras de usar a água de limão para ajudar a emagrecer é espremer 10 gotas de limão em um copo de água morna e beber logo em seguida, sem adicionar açúcar. Deve-se fazer isso após acordar em jejum, cerca de 30 minutos antes de tomar o café da manhã.
A água com limão também pode ser tomada antes das refeições principais, mas com água gelada, pois isso vai fazer com que o organismo precise gastar mais energia para aquecer a água, ajudando a emagrecer.
Para se ter esses benefícios, basta escolher uma das seguintes sugestões:
Espremer 10 gotas de limão em um copo de água e beber meia hora antes do café da manhã, antes do almoço e do jantar;
Adicionar suco de 140 g da polpa de limão em 2L de água e beber ao longo do dia;
Colocar 1 limão em rodelas na garrafa de água e ir bebendo durante o dia;
Adicionar 1 colher de sopa do suco de limão em uma salada de fruta, e comer a sobremesa no almoço ou jantar;
Adicionar raspas da casca de 1 limão em 1 xícara de chá com água quente ou seu chá de preferência.
Outra opção de consumir a bebida, é adicionar raspas de gengibre à água com limão, pois essa raiz também tem propriedades que aumentam a queima de gordura do corpo, ajudando na perda de peso.
Além disso, substituir outros tipos de bebidas mais calóricas ou açucaradas pela água com limão também contribui para diminuir as calorias da dieta, favorecendo o emagrecimento. Veja mais sobre como tomar a água com limão para emagrecer no vídeo a seguir:
Benefícios da água com limão
Além de ajudar no emagrecimento, a água com limão pode trazer outros benefícios para a saúde, como:
Fortalecer o sistema imunológico, prevenindo doenças como gripes e resfriados;
Ajudar o organismo a absorver o ferro presente em vegetais como o espinafre, e em leguminosas como o feijão;
Ajudar a eliminar as toxinas do corpo;
Evitar doenças como câncer e envelhecimento precoce;
Diminuir o cansaço, aumentando a energia e concentração;
Diminuir a pressão alta;
Equilibrar a glicose no sangue, evitando a diabetes.
Além dos benefícios da água com limão, adicionar a casca do limão à bebida ajuda a equilibrar a ansiedade e o estresse, pois a casca contém óleos essenciais que são calmantes, contribuindo para controlar a compulsão e vontade de comer alimentos calóricos que podem favorecer o ganho de peso.
Conheça mais benefícios do limão para a saúde:
Quando evitar água com limão
Apesar de todos os benefícios da água com limão, a bebida deve ser evitada antes da exposição ao sol, pois o limão contém um óleo natural que pode causar irritação e queimação na pele e nos lábios quando em contato com a luz solar.
Por ser um alimento ácido, a ingestão diária da água com limão pode causar alteração no brilho e cor dos dentes. Para evitar isso, basta fazer bochecho com água pura logo após ingerir a bebida ou usar um canudo para ingerir a bebida. Além disso, a água com limão deve ser evitada por quem tem alergia ao limão.
Apesar de não causar a gastrite, a água com limão também deve ser evitada em quem tem gastrite, refluxo ou intestino irritável e sente desconforto ao consumir a bebida. Isto acontece porque, embora o limão não cause esses problemas, pode causar irritação no estômago ou intestino de algumas pessoas, intensificando os sintomas.