(44)9 9983-8670

NO AR

vbombom.com.br

vbombom.com.br

Geral

Porque tantas pessoas estão tendo câncer antes dos 50 anos?

Estudo aponta possíveis causas

Publicada em 24/11/2022 às 15:44h

por megacurioso.com.b


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo todo. Essa doença, que ocorre quando mutações genéticas fazem com que as células cresçam descontroladamente e podendo atingir qualquer órgão ou tecido do corpo, é um enorme pesadelo para diversas famílias e exige bastante precaução.

 

Enquanto o câncer geralmente afeta pessoas com 50 anos ou mais, estudos recentes mostram que a incidência de certos tipos dessa enfermidade está  aumentando entre pessoas abaixo dessa faixa etária — algo que gera uma enorme interrogação dentro da comunidade médica. Afinal, por que tantas pessoas com menos de 50 anos estão tendo câncer? Entenda. 

 

 

Câncer precoce

 

Um fator preocupante sobre os cânceres de início precoce é que eles representam um risco maior de problemas de saúde a longo prazo, o que pode prejudicar a qualidade de vida de uma pessoa. Entre esses problemas estão a infertilidade, desenvolvimento de condições cardiovasculares e cânceres secundários — sem contar os efeitos colaterais do tratamento da doença.

 

Por esse motivo, conseguir compreender o porquê dos cânceres de início precoce estarem acontecendo pode ser essencial na prevenção, detecção rápida e tratamento da condição. Não à toa, novos estudos têm surgido para determinar possíveis fatores de risco para que os mais jovens estejam desenvolvendo câncer.

 

Para a obtenção desses dados, os pesquisadores observaram quais fatores de estilo de vida nos primeiros anos de juventude, como dieta, obesidade e exposição ambiental, podem estar contribuindo para o aumento dos índices. Com isso, a esperança é que a revisão dos dados forneça benefícios a longo prazo para as comunidades afetadas.

 

Influência do estilo de vida

 

Para a criação do estudo, cientistas da Harvard University analisaram dados globais dos anos 2000 a 2012 sobre a incidência de 14 tipos de câncer que aumentaram em incidência entre adultos com menos de 50 anos. Então, os pesquisadores examinaram estudos que investigavam possíveis fatores de risco para o surgimento de tumores.

 

Depois de analisar a literatura, foi observado que existem evidências crescentes sobre como alguns padrões de vida contribuem para casos de câncer. De acordo com os estudiosos, todo esse "fenômeno" que estamos presenciando agora é um resultado acumulado de mudanças na sociedade existentes desde a década de 1990. 

 

Alguns hábitos de estilo de vida listados como contribuintes para o surgimento da doença foram:

 

Dietas ricas em gorduras saturadas, carne vermelha, carne processada e  açúcar;

Menores taxas de amamentação e maior consumo de leite em pó;

Aumento do consumo de álcool;

Hábitos de fumar, seja ativo ou passivamente;

Sono reduzido entre crianças devido às luzes brilhantes de aparelhos eletrônicos durante a noite;

Trabalho noturno, uma vez que contribui para a obesidade e diabetes;

Inatividade física e estilo de vida sedentário;

Taxas crescentes de diabetes tipo 2.

Logo, o documenta ressalta que as pessoas devem buscar por um estilo de vida mais saudável ao longo dos próximos anos, com a esperança de que essa mudança de mentalidade ajude as taxas de câncer precoce voltar a abaixar. 










.

LIGUE E PARTICIPE

(44) 9 9983-8670

Copyright (c) 2024 - vbombom.com.br
Converse conosco pelo Whatsapp!