Não é incomum que mesmo após uma boa lavagem as roupas fiquem com um certo mau cheiro.
Além de comum, esse efeito desagradável pode ter alguns fatores causadores em específico, que, claro, devem ser evitados.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Nesse artigo nós discorremos acerca dos motivos pelos quais as roupas podem ficar mal cheirosas mesmo após a lavagem.
Ademais, indicamos 4 dicas de como evitar o mau cheiro nas roupas recém lavadas e apontamos uma dica bônus especial para quem ler o artigo até o final.
Acompanhe!
Aproveite para ler também
Geral
Acabe com o piolho e a caspa da forma mais fácil que existe – você só vai precisar fazer isto!
Casa
Vinagre: não cometa mais estes erros na hora de usá-lo na limpeza
O que causa o mau cheiro nas roupas recém-lavadas?
Existem algumas situações específicas (pelo menos três) que podem literalmente impregnar um mau cheiro em roupas recém lavadas.
E aqui já vale pontuar que não são apenas roupas de vestuário que podem ficar mal cheirosas, mas também lençóis, toalhas, mantas, etc.
Leia os próximos tópicos e fique ligado no que pode causar isso!
Máquina de lavar suja
Toda dona de casa experiente sabe que quando a máquina de lavar está suja ela pode causar alguns transtornos.
Entre eles, estão manchas de sujeira e maus odores que permanecem no tecido mesmo depois que as peças estão supostamente higienizadas.
IIsso acontece porque, na sujeira acumulada dentro do equipamento, residem bactérias e fungos que aproveitam a umidade do interior da máquina para se proliferar.
Com isso, as roupas colocadas para lavagem são infestadas por esses microorganismos, que se multiplicam e geram o mau cheiro nos tecidos.
Portanto, mantenha a sua máquina de lavar sempre limpa, eliminando assim fungos e bactérias que podem, inclusive, ser nocivos para a saúde.
Para limpar a sua máquina, sempre ponha em prática truques seguros, a fim de evitar danos ao equipamento.
Roupas que ficam muito tempo dentro da máquina
Deixar as roupas lavadas por muito tempo (geralmente mais de 8 horas) dentro da máquina, é um dos hábitos campeões em causar mau cheiro nas roupas.
Isso porque, quanto mais tempo as roupas ficam presas nesse recipiente úmido e sem ventilação, mais tempo os microorganismos têm para se proliferar nos tecidos.
Assim, quando a lavagem das roupas acabar, retire-as o mais rápido possível da máquina e comece a secagem.
Essa dica vale também para quem tem máquinas do tipo Lava e Seca!
Presença de mofo nas roupas
É muito comum que, mesmo depois de lavadas, algumas roupas ainda contenham resquícios de mofo, que nada mais é que uma espécie de fungo.
Dessa forma, caso as suas roupas ainda estejam “contaminadas” depois da lavagem, é quase certo que elas vão cheirar mal.
Para evitar esse incômodo, examine bem as roupas antes da lavagem, e, se identificar mofo nelas, adicione produtos que venham a eliminar os fungos durante a lavagem.
4 formas de evitar que as roupas fiquem cheirando mal depois da lavagem
Agora que você já sabe o que pode causar mau cheiro nas roupas, chegou o momento de aprender 4 truques caseiros para lá de simples e que são capazes de evitar esse incômodo.
Inclusive, todas as dicas que descrevemos a seguir também servem para quem lava roupas à mão, sem ajuda de máquina de lavar ou tanquinho.
Adicione vinagre à lavagem
A primeira dica é simples: adicione uma xícara (chá) de vinagre branco aos produtos utilizados na lavagem das suas roupas.
Se você tem máquina de lavar, pode adicionar o vinagre no mesmo recipiente que coloca o amaciante, seguindo o ciclo de lavagem posteriormente.
Caso a lavagem das roupas seja feita à mão, o líquido deve ser adicionado junto com outros produtos, como sabão líquido e em pó, na hora de deixar as roupas “de molho”.
O vinagre tem a capacidade de eliminar bactérias e fungos que causam o mau odor em roupas, sendo indicado para qualquer tipo de lavagem a fim de que as roupas saiam cheirosas e frescas do processo.
Utilize bicarbonato de sódio e vinagre na hora de lavar as roupas
Agora temos uma dica para quem acabou de lavar as roupas e percebeu que elas estão cheirando mal.
É simples:
Pegue uma bacia com espaço suficiente, adicione água também em quantidade suficiente e depois mergulhe as peças que estão cheirando mal;
Em seguida, misture uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio com uma xícara (chá) de vinagre branco e mexa até que a solução fique homogênea;
Por fim, adicione a solução de bicarbonato e vinagre na água com as roupas e deixe descansar por entre 30 minutos e uma hora;
Passado esse período, retire as roupas da água e enxágue-as.
Esse truque é suficiente para eliminar qualquer tipo de microorganismo que porventura esteja causando mau cheiro nas suas roupas.
Use amônia no processo de lavagem
A amônia também pode ser utilizada para eliminar o mau cheiro de roupas ainda durante a lavagem.
Para tanto, você deve usar amônia líquida e adicionar poucas gotas durante a lavagem, pois essa substância é muito forte e pode se tornar tóxica.
Além disso, jamais misture amônia com alvejantes e evite colocar esse produto em contato com roupas coloridas.
Quando bem usada, a amônia líquida age de forma implacável contra os microorganismos causadores do mau odor em roupas.
Use alvejante
Por fim, queremos indicar o uso de alvejantes, também durante a lavagem, para evitar ou eliminar o mau cheiro nas roupas.
Como você provavelmente já sabe, basta adicionar um pouco de alvejante à máquina de lavar para ter roupas mais brancas e limpas.
Porém, tenha bastante cuidado quando for utilizar esse produto em peças coloridas e não o misture com outras substâncias na hora da aplicação.
Assim como o mau odor, manchas em roupas também são causadas por bactérias e fungos.
Então, ao combater as bactérias, os alvejantes livram os tecidos das manchas e do mau cheiro ao mesmo tempo.
Dica bônus: aprenda uma forma simples de eliminar o cheiro de mofo em roupas guardadas por muito tempo
Como prometido, temos uma dica bônus especial para quem acompanhou esse conteúdo até aqui.
Você já teve que guardar uma roupa por muito tempo e quando finalmente foi procurá-la para usar ela estava fedendo a mofo?
Essa situação acontece com quase todo mundo e atinge especialmente roupas de uso mais restrito, como agasalhos e peças sociais.
Então, para evitar que as suas roupas fiquem cheirando a mofo, adicione alguns saquinhos aromáticos ao seu guarda roupas.
Você pode encontrar esses saquinhos em praticamente qualquer supermercado e numa grande variedade de aromas, como lavanda, lírio, jasmim e frutas cítricas, por exemplo.
O cheiro forte desses produtos impede a proliferação do mofo, pois contém desinfetantes de atuação bactericida e fungicida.
Aplicando essa série de dicas no cuidado diário com as suas roupas você irá preservá-las macias, cheirosas e frescas por muito mais tempo!