O versátil papel alumínio é um dos queridinhos das donas de casa, sobretudo aquelas que precisam cozinhar e preservar alimentos.
Isso porque esse produto especial é muito eficiente na proteção de comidas que precisam ficar na geladeira e na hora de assar algo no forno, principalmente.
Inclusive, talvez o uso mais comum do papel alumínio, no que diz respeito a alimentos, seja mesmo o famoso embrulho para preparo.
É muito comum ver cozinheiras e cozinheiros embrulhando alimentos com esse tipo de papel para assar em fornos.
Porém, especialistas apontam que há uma forma correta de realizar essa ação, visando sempre o bem-estar de quem vai consumir o alimento que foi assado com a ajuda desse embrulho especial.
Focando mais nesse tema, a seguir nós explicamos qual é o jeito certo de usar o papel alumínio para assar alimentos.
Acredite, você vai querer ter essa informação!
Mas, afinal, qual é o jeito certo de utilizar papel alumínio para assar alimentos?
Como você já deve ter percebido, as folhas de papel alumínio têm duas faces: uma brilhante e uma mais fosca.
Geralmente, na hora de embrulhar os alimentos para levar ao forno, as pessoas colocam o lado fosco do papel em contato com a comida.
No entanto, segundo especialistas, o correto é colocar a face brilhante do papel em contato com o alimento e deixar a face fosca exposta.
Isso porque o alumínio polido, que permeia a face fosca do papel, está mais propenso a liberar partículas quando fica exposto às altas temperaturas.
Em contrapartida, o lado brilhante do papel tem uma espécie de blindagem, que impede, pelo menos por mais tempo, que partículas de metal sejam fundidas ao alimento que está sendo assado.
Portanto, da próxima vez que você for assar aquele frango suculento utilizando papel alumínio, embrulhe o alimento colocando a parte brilhante do papel em contato com a refeição, não o contrário.
Essa máxima também vale para quem, ao invés de embrulhar os alimentos, apenas forra fôrmas para adicionar a comida e levar ao forno.
Nesses casos, a face fosca do papel tem que estar em contato com a fôrma, e a face brilhante, voltada para o contato com a comida.
Mesmo assim, alertamos, há a liberação de alumínio na comida.
E o acúmulo de alumínio no organismo é tóxico.
Por isso evite ao máximo o uso de papel alumínio no preparo de alimentos.
3 outras formas de utilizar papel alumínio em casa
Além de ser um ótimo aliado para o preparo e conservação de alimentos, o papel alumínio também pode ajudar muito em outras tarefas domésticas.
Nos próximos tópicos nós te explicamos 3 delas!
Polimento de utensílios metálicos
Você sabia que o papel alumínio pode ajudar no polimento de utensílios metálicos, como talheres e semijoias?
O procedimento utilizado é o seguinte:
Coloque uma folha de papel alumínio no fundo de um recipiente de tamanho suficiente (não importa qual dos lados da fôrma estará exposto);
Em seguida, adicione água e duas colheres (chá) de sal refinado à panela e misture bem;
Por fim, coloque todos os utensílios que precisam ser polidos dentro do recipiente e deixe descansar por cinco minutos;
Passado esse período, retire os utensílios da panela, enxugue e esfregue cada um deles com uma flanela seca.
Ao final desse processo, você vai ver que os utensílios de metal estarão mais brilhantes!
Afiar lâminas
Para afiar facas, tesouras e outros utensílios caseiros que tenham lâminas, basta pegar um pedaço de papel alumínio e passar nas lâminas.
O atrito entre o fio e as partículas de alumínio, que são metálicas, afiará as lâminas de forma quase imediata.
Limpeza de chapas de metal
Essa última dica é conhecida por muitas donas e donos de casa: o papel alumínio pode ser usado para limpar chapas de metal.
Se você tem frigideiras, grades de churrasqueira, ferro de passar roupas ou qualquer outro tipo de chapa de metal com manchas de pátina ou ferrugem, basta esfregar uma folha de papel alumínio sobre a superfície do objeto para remover a sujeira.
Nesses casos, é recomendado utilizar o lado fosco do papel, pois ele tem uma maior aderência.
Além disso, caso o atrito seja difícil, você pode fazer uma bola de papel para esfregar na chapa, a fim de melhorar a “pegada” na hora de fazer a limpeza.